Feeds de quadrinhos

Infelizmente a Folha de São Paulo não disponibiliza feeds dos quadrinhos diários dela. Isso significa privar-nos de Laerte e Adão, mas não temam! Caso queiram tirinhas frescas toda a manhã no seu leitor de feeds favorito, basta usar o que eu fiz.

A idéia (sim, sou antigo, meus netos ainda vão dizer ‘meu vô é do tempo que se escrevia ideia com acento’) é simples, e foi baseada na do Leandro Siqueira: apesar do conteúdo da Folha ser exclusivo para assinantes, as imagens das tirinhas são acessíveis. Basta descobrir o padrão do nome delas. Mas percebi que as tirinhas de domingo não estavam aparecendo, pois existem autores diferentes nesse dia (Allan Sieber e irmãos Bá, atualmente). Então resolvi fazer um que fosse um pouquinho mais dinâmico, e deu certo, porque quando houve a transição das dominicais o feed continuou funcionando sem modificações.

Como foi feito? Python, Beautiful Soup e Mechanize. O script autentica no site, busca o índice dos quadrinhos, e acha o link das imagens para gerar o feed. Aliás, Beautiful Soup é uma das bibliotecas mais úteis que já usei, para mexer com HTML não tem nada melhor.

E, como o mais complicado já estava feito, semana passada fiz rapidinho um feed para os Malvados também. Até tem um feed lá, mas é só para o blog. Ainda não resolvi como fazer para mostrar as séries, mas as normais aparecem sem problemas no feed (acho, eu uso Google Reader e aparece. Por favor, testem em outros readers e me avisem).

Ando pensando em generalizar um pouco os dois scripts, para facilitar a escrita de screen scrapers, mas não sei se vale a pena, já que eles são extremamente dependentes da estrutura da página. Mas vamos ver o que sai =D

Anúncios

1 Response to “Feeds de quadrinhos”


  1. 1 Daniel janeiro 22, 2009 às 4:30 pm

    Obrigado pela graça alcançada!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: